Anticoncepcionais em adesivos – como funcionam e quais as vantagens

Anticoncepcionais em adesivos - como funcionam

Apenas uma marca oferece este tipo de anticoncepcional, a Evra. São pequenos adesivos quadrados de 4,5cm por 4,5cm que contém os hormônios progesterona e estrógeno e oferecem, com segurança, os mesmos efeitos de um anticoncepcional em pílulas, sendo bastante confiável e podendo ser recomendado para todas as mulheres que possam tomar hormônios.

Uma dúvida que as mulheres costumam ter também quanto ao adesivo, é se ele descola com facilidade, se sai na água da piscina ou do mar. Não, ele não descola facilmente! Se a pele estiver mais oleosa na hora em que for colar, deve-se limpá-la antes e passar um algodão com álcool antes de colar o produto.

Os adesivos são colados no primeiro dia da menstruação, em lugares como a barriga, bumbum ou costas, não é indicado ser colado nas mamas ou em zonas onde há atrito constante, como solas dos pés ou onde ficam elásticos das roupas íntimas. E devem ser trocados semanalmente, durante três semanas, depois há uma pausa de uma semana para a vinda da menstruação.

Quais as vantagens do seu uso?

Por entrar diretamente na corrente sanguínea, não causa náuseas. Além disso, o controle é mais fácil, não havendo o perigo de esquecimento, que tanto atrapalha algumas mulheres.

Outra característica importante do é que seu efeito só funciona no mês em que estiver aplicado, após, se a mulher quiser suspender a aplicação para engravidar, a fertilidade se normaliza. Ao contrário de anticoncepcionais como os injetáveis, por exemplo, em que a fertilidade só volta após seis meses.

Desvantagens do uso dos anticoncepcionais em adesivo

Embora menores, pode ter os mesmos efeitos colaterais da pílula, como dor de cabeça, alteração de humor e inchaços e ainda pode causar alergias no local onde foi colado. No começo do uso, podem acontecer pequenos sangramentos fora do intervalo.

O preço médio dos adesivos é de R$55 (pesquisado em outubro de 2011).

É importante que seu ginecologista a aconselhe sobre o melhor método anticoncepcional para você. Anticoncepcional é coisa séria!

Recomendar:

Comente. Compartilhe…