Aprenda a preparar chás para acabar com a retenção de líquidos!

A retenção pode nos fazer engordar 2 kg em um dia!

A retenção pode nos fazer engordar 2 kg em um dia! | Foto: Reprodução

Esse problema, tão comum às mulheres, que sofrem muito com a “gangorra” hormonal, uma das principais causas de retenção de líquidos, pode ser evitado e tratado com chás diuréticos bastante eficazes!

Apenas é importante que se saiba as causas da retenção, procurando modificar os hábitos que contribuem para que ela aconteça, como, por exemplo, as pessoas que costumam permanecer muito tempo sentadas, não se exercitam ou costumam abusar dos alimentos industrializados, que contém excesso de sódio, que retém líquidos.

Uma boa dica para evitar o excesso de sal na comida, é substituir o sal refinado, que favorece a retenção, prefira sal grosso, que tem muitos sais minerais e funciona para dar sabor em menor quantidade, além de acrescentar temperos vegetais, como ervas aromáticas, para dar sabor aos alimentos em vez dos artificiais.

Você sabe como acontece a retenção de líquidos?

Quando as causas são hormonais, a retenção de líquidos acontece em determinado período apenas. Como nos dias que antecedem a menstruação, inchando as mamas e também a região abdominal, causando um efeito sanfona, já que, quando a menstruação vem, os sintomas tendem a sumir. Porém, outras podem ser as causas do inchaço, como a hipertensão e a má circulação, tanto sanguínea quanto de plasma (responsável por transportar toxinas e gorduras nos vasos sanguíneos), a má alimentação, os problemas de rins e o sedentarismo.

A pessoa pode aumentar até dois quilos num dia por conta da retenção de líquidos! Por isso, os cuidados com a má alimentação, a mudança de hábitos com relação às atividades físicas, a investigação de possíveis problemas renais e sua correção, já serão meio caminho percorrido para eliminar líquidos e garantir o perfeito funcionamento do organismo. Assim como o uso de diuréticos, que garantirão a eliminação desses líquidos. Mas, atenção, o uso de medicamentos só deve ser feito por exclusiva indicação médica, do contrário, sérios problemas podem ocorrer!

Drene seu corpo…

  • Procure fazer caminhadas diárias, as mulheres, especialmente dias antes da menstruação, pois isso favorece a circulação e o consumo de líquidos, fazendo com que não fique acumulado.
  • Beba muita água! O ideal são dois litros ao dia, mas, apesar de a água ser a melhor escolha para matar a sede, na questão da ingestão de líquidos e hidratação, os sucos naturais, as sopas, etc. são válidos também, pois podem contribuir para a eliminação de líquidos, já que ajudam o funcionamento dos rins, eliminação de toxinas, digestão e purificação orgânica!
  • Consuma mais potássio! Ele é um importante elemento que, em conjunto com o sódio, regula a quantidade de líquidos no organismo e também o sistema que determina sua distribuição. Quando falta ao organismo, surge a acne e a pele seca e a função hídrica se altera. É encontrado em frutas, como a banana e em hortaliças cruas, também na berinjela.

Existem diversos chás medicinais que tem a função de diuréticos eficazes, sendo a melhor opção para incluir fórmulas que expulsem líquidos e toxinas do corpo de forma natural.

Veja alguns destes chás que poderão ajudar muito nesta questão

  • QUEBRA-PEDRA;
  • SÁLVIA;
  • HORTELÃ;
  • ESPINHO BRANCO;
  • AZEDINHA (hibiscus sabdariffa);
  • CAPUCHINHA (flores vermelhas, amarelas ou laranjas);
  • FOLHA DA FORTUNA (Kalanchoe pinnata)

Todos eles podem ser feitos em infusão: ferver uma xícara de água e, depois de desligar o fogo, colocar uma colher de sobremesa do chá, tampar e deixar até amornar, bebendo até três xícaras ao dia. É importante que não se beba um chá diurético em excesso, como algumas pessoas costumam fazer, “bebendo em lugar de água”, pois isso causará uma perda muito grande de sais minerais importantes, ocasionando outros problemas de saúde mais sérios do que a própria retenção de líquidos!

Recomendar:

Comente. Compartilhe…