Benefícios do Maracujá emagrecem e aliviam o estresse

Benefícios do Maracujá

Foto: Reprodução

O maracujá é uma fruta advinda de climas tropicais, tendo o Brasil como o seu maior produtor mundial, que é repleta de propriedades que podem apresentar inúmeros benefícios para nossa saúde. Sua polpa, às vezes doce e às vezes azeda, dependendo da espécie do maracujá, é fornecedora de um incrível suco calmante e relaxante, enquanto com sua casca é possível fazer uma farinha quase milagrosa.

Esta fruta amarela também é muito rica em vitaminas A, C e todo o complexo B, além de apresentar em sua composição alguns sais minerais como ferro, fósforo, cálcio e sódio. E o mais interessante são as propriedades emagrecedoras do maracujá. Cada 100 gramas apresenta apenas 70 calorias.

Alguns benefícios do maracujá

  • As sementes do maracujá apresentam-se ótimas no combate aos vermes. E quando se faz o suco da fruta, as propriedades da semente são transferidas para a bebida.
  • Tem ação antioxidante e combate o envelhecimento precoce dos nossos órgãos.
  • Ajuda a melhorar nitidamente o funcionamento do organismo.
  • Muito indicado para diabéticos, pois suas propriedades ajudam a manter baixo o nível de glicose no sangue.
  • Sua casca apresenta fortes benefícios para quem deseja emagrecer.
  • É um ótimo calmante, ajuda a aliviar o estresse e beneficia os nervos.
  • Ajuda na produção de hormônios, e por isso é indispensável na dieta das crianças e adolescentes, pois ajuda no crescimento dos mesmos.
  • O maracujá também pode ajudar a melhorar bastante a memória.

Saiba mais sobre as propriedades da casca desta fruta saborosa

A parte branca da casca do maracujá é muito rica em pectina. Quando esta substância chega ao estômago, ela se transforma em um gel não digerível, fazendo com que tenhamos durante o dia inteiro a sensação de estarmos saciados. Com isso, você passará a sentir menos fome e poderá comer porções menores em suas refeições. Logo, o emagrecimento é fácil e garantido.

A farinha feita com a casca do maracujá apresenta em sua constituição 20% de pectina. Também possui muitas fibras que ajudam a fazer uma “faxina” no organismo, eliminando toxinas que ficam acumuladas no corpo e prejudicam alguns órgãos, além de atrapalhar o metabolismo, que consequentemente, atrapalham a digestão e nos deixam mais “inchadas”.

Mas para que esse efeito faxina funcione, é necessário beber mais de 2 litros de água por dia. O que vem a calhar, pois é uma desculpa para manter seu corpo sempre hidratado, e isso ajuda na estética também, deixando a pele mais macia e gostosa.

Aprenda a fazer a farinha da casca de maracujá

  1. Escolha maracujás de casca lisa (sem nenhuma ruga) na quantidade que você desejar;
  2. Parta a fruta ao meio e retire toda a polpa;
  3. Parta as bandas da casca em pedaços menores;
  4. Coloque as cascas em uma assadeira e leve ao forno médio por trinta minutinhos;
  5. Mexa de vez em quando;
  6. Retirar as cascas do forno quando estiverem torradas;
  7. Colocar as cascas no liquidificador e bater por alguns minutos;
  8. Peneirar o pó resultante do liquidificador;
  9. Guarde a farinha em um pote de vidro, bem fechado e à temperatura ambiente.

OBS: Essa receita rende pouco, por isso é bom fazer com uma grande quantidade de cascas se desejar utilizar a farinha diariamente.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…