Como deve ser feita uma boa higiene íntima feminina?

Como deve ser feita uma boa higiene íntima feminina?

Este assunto tão importante, já foi um tabu, até mesmo entre mães e filhas, antigamente, mas, atualmente, graças à liberação sexual e ao maior esclarecimento com que os assuntos relacionados a sexo são vistos, passou a ser uma das orientações básicas dos ginecologistas.

A higiene íntima correta é de grande importância, já que pode prevenir o surgimento de irritações na região genital, causadas por bactérias que aproveitam situações e ambientes propícios para se desenvolverem, alterando a flora vaginal e causando os incômodos corrimentos mau cheirosos e coceiras.

Essas alterações costumam ocorrer por vários fatores, como o estresse, tão comum ao nosso dia a dia, as roupas muito justas e calcinhas de material sintético, a má higiene em certas ocasiões, como período menstrual, por exemplo.

Qual é o sabonete ideal  para a região íntima?

  • Importante que o sabonete seja específico para a área genital, atualmente existem várias marcas disponíveis. Ele deve ser ácido, como o ph da vagina e, preferencialmente, líquido, já que os sabonetes em barra costumam ser alcalinos e isso desequilibra o ph vaginal.
  • O sabonete deve ser aplicado apenas na parte externa da vagina, como a vulva, virilha e o ânus, sendo primeiro aplicado na parte da vagina e por último no ânus. Esse sabonete não serve para tratar problemas como as irritações, vaginites, etc. Se surgirem, o médico deve ser consultado.

Qual é o jeito certo de higienizar a vagina e a região?

  • As duchas também devem ser evitadas, pois a parte interna da vagina é sensível demais.
  • Aplique o sabonete em movimentos circulares por dois ou três minutos, enxágue e  seque com toalha limpa e macia. A toalha usada pode ser uma toalha higiênica, pequena, a ser usada uma única vez e depois lavada, ou substituída por toalhas de papel, que não oferecem risco de contaminações.
  • Essa higienização deve acontecer entre uma e três vezes ao dia quando calor e ao menos uma vez quando frio. Nos períodos menstruais, deve ser feita a higienização com maior frequência, já que o ph da vagina está alterado nessa época.
  • Estando fora de casa durante o dia, o papel higiênico deve ser substituído por lenços umedecidos com ph ácido e hipoalergênicos, assim, as células mortas são removidas, as vivas recebem melhor oxigenação e as bactérias são mantidas sob controle, acabando com a possibilidade de surgirem vaginites ou quaisquer irritações.

DICAS ÚTEIS PARA MANTER ESTA REGIÃO SAUDÁVEL

  • No dia a dia, quando sua intenção não for a de seduzir, use calcinhas de algodão! Elas permitem melhor ventilação na região;
  • Durma sem calcinha! Sim, sempre que possível, durma ou sem nada, ou com um short de malha de algodão bem folgado. Deixe a vagina respirar!
  • Não use calças apertadas, elas “sufocam” a região e favorecem a proliferação de bactérias;
  • Cuide na hora de se limpar, ainda há mulheres e meninas que limpam primeiro a região anal , o que é um grande erro, pois todas as bactérias daquela área vem para a vagina! O modo certo é sempre da frente para trás!
  • Lave as mãos antes e depois de usar o vaso, parece básico, mas tem gente que, na pressa, esquece!

Recomendar:

Comente. Compartilhe…