Conheça os benefícios do suco de noni e como fazer

Noni - benefícios desta fruta

A fruta noni (morinda citrifolia) não é conhecida por aqui, aliás, em quase nenhum lugar, já que esta é uma fruta, antes de tudo, misteriosa!

É comercializada apenas em sucos industrializados, cápsulas ou chá, mas, atualmente, encontra-se sendo produzida na Amazônia peruana e talvez esse mistério dure pouco tempo. Se bem que, quem provou a fruta diz que ela não é como a maioria, que é melhor se consumida in natura, dizem que essa frutinha verde, parecida com a fruta-de-conde, não é doce, tem cheiro e gosto ruins, portanto, o melhor é mesmo continuar com os sucos, que, por sinal, são enriquecidos com sucos de cranberry (ou de blueberry), uma frutinha vermelha que lembra a groselha e tem propriedades comprovadas no tratamento de cistite e de uva, portanto, essas garantindo benefícios à saúde. Já que os inúmeros e importantes benefícios do noni ainda não tiveram comprovação científica, apesar da febre que se tornou esse suco.

Além de todas as propriedades da fruta, acredita-se que esse consumo desenfreado se deva também ao mistério e às controvérsias que envolvem a fruta, já que ela e seus derivados devem ter o precursor de um aminoácido chamado xeronina, que apenas um pesquisador descobriu. Fora essa estranheza a respeito da afirmação, nutricionistas e outros profissionais ligados à saúde, acreditam que o suco da fruta seja realmente antioxidante, até pela presença da uva e do cranberry, esses sim, com propriedades confirmadas. Então, vale a pena continuar a consumir esse suco até que se confirmem suas propriedades, já que ele não possui contra-indicações, mas, é importante lembrar que o tratamento médico nunca deve ser substituído!

Veja as propriedades que o suco de noni promete

  • possui betacaroteno, precursor da vitramina A e acubina, com propriedades antibióticas;
  • Contém ômega 6 e óxido nítrico, que melhora a oxigenação e a memória;
  • rica em vitamina C;
  • contém escopoletina, que é antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, dilatando os vasos sanguíneos e baixando a pressão arterial.

Aqui, uma receita de preparo para quem encontrar a fruta à venda

Cortar dois frutos de noni maduros (ele fica mole e com cor amarelada) e bem lavados, em rodelas. Coloque no liquidificador, junto com meio litro de suco concentrado de uva e bata no modo pulsar, para que as sementes não sejam quebradas. Passe em peneira e junte mais meio litro de suco de uva, batendo novamente, dessa vez do modo normal. Beber 100ml, 2 vezes ao dia, pode ficar na geladeira por 5 dias.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…