É possível cobrir cicatriz com tatuagem?

Não temos a opção de escolha do local onde o ferimento acontece nem como será a aparência da cicatriz, assim, determinadas marcas, além da lembrança de um episódio desagradável que nos aconteceu, ainda nos causa incômodo devido à estética prejudicada.

Antigamente, os tatuadores tinham receios e restrições sobre tatuar sobre cicatrizes, já que não sabiam como seria o efeito da tinta a médio e curto prazo. Como algumas pessoas insistiam na experiência, ansiosas por se livrarem da marca indesejada, a técnica foi sendo então testada e aprimorada nessas “cobaias voluntárias”. Atualmente, já é executada com segurança por vários profissionais experientes, que conseguem transformar as feias marcas na pele em arte!

Quais tipos podem ser tatuadas?

A condição para se tatuar sobre a cicatriz é que ela tenha, no mínimo, doze meses, pois quanto mais antiga melhor a aderência da tinta e o resultado! Alguns tipos são como quelóides, ou salientes e esses são casos em que a experiência do profissional é fundamental para um bom resultado, já que ele pode aproveitar a saliência e dar forma tridimensional (o que vem sendo moda) assim como contornos e sombreados no desenho.

De que tamanho pode ser a cicatriz e o desenho?

Mesmo sendo mais fácil cobrir uma pequena cicatriz, pelos motivos óbvios, uma mais extensa também pode ser coberta totalmente por um desenho bem colorido e grande, tudo dependendo do que a pessoa pretende. Se houver dúvidas quanto à essa questão, o ideal é que se elabore um desenho grande, que cobriria toda a cicatriz e comece fazendo apenas um elemento pequeno sobre parte da marca, para ver se o efeito da tinta na pele será como esperado e, se for esse o caso, depois aumentar o desenho, incorporando esse pequeno elemento já tatuado, ao desenho completo. Um cuidado importante é não escolher palavras ou alguns tipos de tribais para tatuar, porque contém muitos espaços, portanto, podem deixar partes da cicatriz visíveis.

A cor é importante neste caso?

Sim, a cor preta é a que melhor adere à pele cicatrizada, mas, se a pessoa quer uma tataugem colorida, deve escolher as cores em tons mais escuros. A pigmentação ocorre de modo diferente nas cicatrizes, sendo diferente a cada caso, por isso, a pessoa que faz essa escolha, deve se preparar para qualquer possível resultado, até mesmo para que a tinta não pegue na pele na primeira vez, necessitando várias aplicações ou que simplesmente não pegue. Também há a possibilidade de necessitar fazer manutenções periódicas da tinta para que a cor fique sempre bem vibrante.

E quanto à dor?

Normalmente nesta situação a dor é maior, já que essa é uma pele nova, tendo os nervos mais próximos à superfície e também pela necessidade de se passar várias vezes a tinta sobre um traço ou outro, devido às condições especiais da pele, por isso, o ideal é que se façam sessões que não passem de 60 minutos e, sendo necessário, é válido também optar por mais sessões com menor tempo de duração.

Quais os cuidados que devem ser observados após a tatuagem?

Para garantir um resultado satisfatório, proteger a cor e não ter danos à pele, os cuidados devem ser os mesmos observados em qualquer tatuagem: aplicar a pomada que o tatuador fornecer ou indicar; não pegar sol; usar sabonete neutro no banho; manter a tattoo coberta com película aderente por alguns dias; não tomar banho de banheiras, praia, piscina, nem frequentar saunas por trinta dias.

Veja fotos que mostram como foram disfarçadas algumas cicatrizes com tatuagens

Tatuagem para cobrir cicatriz - bumbum

As flores cobriram perfeitamente a cicatriz na nádega, compondo um desenho maior.

 

Tatuagem para cobrir cicatriz - cintura

A marca da abdominoplastia transformou-se em um delicado ramo de flor de lótus!

 

Tatuagem para cobrir cicatriz - costas

O dragão disfarçou a cicatriz sobre a coluna.

 

Tatuagem para cobrir cicatriz - braço

A pequena marca foi totalmente coberta pelas lindas rosas vermelhas tatuadas!

Recomendar:

Comente. Compartilhe…