Espinha inflamada – o que fazer?

Espinha no rosto

Espinha no rosto | Imagem: Reprodução

As espinhas, embora bastante desagradáveis, nos acompanham por muito tempo numa das fases mais difíceis da vida: a puberdade. Fase esta onde já há certo sofrimento em relação à demasiada mudança do corpo. Apesar de todo transtorno que a acne nos causa, nem todo mal dura para a sempre: O indivíduo, quando atinge a idade a cerca de 20 anos, tem o quadro de espinhas normalmente extinto. Quando não, deve ser procurado o tratamento médico adequado.

O que é?

A acne, nada mais é do que a inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos, que causam a desordem nos poros, sendo os mesmos obstruídos. Explicando melhor: a pele de qualquer indivíduo é recoberta de pelos, por mais finos e imperceptíveis que sejam. Cada pelo cresce num folículo, que produz uma substância sebácea que os lubrifica. Quando esta substância é produzida em demasia, dá vasão à multiplicação de bactérias neste folículo, bloqueando a saída do sebo do local e causando a inflamação, eis a formação da espinha. Estas podem surgir em qualquer lugar da pele: na face, como é comumente conhecido, pescoço, costas, braços e tórax.

Listaremos abaixo algumas receitas caseiras que ajudam na amenização da espinha, quando inflamada.

Ajudando no caso de espinha inflamada

  • Umedecer um tufo de algodão na água morna e faça compressa por alguns minutos em cima da espinha. Isto fará com que sua inflamação vá diminuindo e o aspecto se tornando melhor.
  • Faça o mesmo processo de compressa utilizando chá de camomila.
  • Amoleça dois comprimidos de aspira em água morna. Após, misture-as até tomar a consistência de uma pasta. Passe-a em cima da espinha e deixe agir por 15 minutos. Este procedimento possui ação secante.

Dicas úteis

  • Surgiu uma espinha? O que fazer? Por mais que justo neste dia você tenha aquela saída inadiável ou evento e, nós sabemos, a vontade incontrolável de estourar a espinha, não o faça. Esta ação pode piorar a inflamação e causar marcas de difícil remoção à pele.
  • Procure manter sua pele sempre limpa, lavando com sabão neutro ou próprio para a sua pele em até duas vezes ao dia. Mais que isso pode causar o efeito reverso ao desejado.
  • A ansiedade e o estresse agravam o quadro de espinhas, pois o nosso organismo libera substancias que constam gordura. Logo, tente manter-se calma ou procurar tratamento médico caso os seus sintomas sejam muito graves.
  • Procure não misturar vários produtos na pele sem consulta médica. Isto pode ser de imenso prejuízo à você, causando danos como manchas e cicatrizes.
  • Após a utilização de maquiagem, nunca esqueça de removê-la por completo com produtos eficazes e que se deem com sua pele. Se o seu caso de acne for muito grave, opte usar produtos de maquiagem que sejam à base de água.
  • Se sofrer de acne de forma exagerada, procure imediatamente um profissional qualificado, que indicará o caminho certo para a eliminação desta inimiga através de pomadas, cremes e, as vezes, até antibióticos.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…