Fotos de modelos de aparelhos ortodônticos fixos

Conhecendo o aparelho ortodôntico

O aparelho fixo é utilizado para, através da força, movimentar os dentes e alinhá-los. São coladas peças sobre os dentes, chamadas ‘brackets’, que possibilitam que o ortodontista consiga ir regulando a força para a movimentação através do arco e outros acessórios. Esses brackets são colados aos dentes com a mesma resina com que se faz restaurações da mesma cor do dente, a resina composta  e não causa danos ao esmalte. Ainda há o aparelho estético, que é mais discreto, já que os brackets são da cor dos dentes, mas o efeito é o mesmo.

O ’arco é o fio metálico que passa pelos brackets e é o responsável  pela movimentação dos dentes. Dependendo da função, eles podem ser de metais e calibres diferentes. Já as borrachinhas coloridas que ligam os brackets ao arco, são chamadas de ‘ligaduras’. Alguns não necessitam de ligaduras, visto que certos brackets possuem peças metálicas que os fixam ao arco.

O ortodontista usa acessórios como molas e elásticos e também dobras no arco e, assim, faz com que os dentes se movimentem e corrige problemas funcionais e estéticos da boca.

Veja algumas fotos de modelos aparelhos ortodônticos fixos (Imagens reproduzidas da internet)

Fotos de modelos aparelhos ortodônticos fixos

Modelo metálico

 

Fotos de modelos aparelhos ortodônticos fixos

‘Brakets’ de várias cores

 

Fotos de modelos aparelhos ortodônticos fixos

Diferença entre modelo metálico e o de resina

 

Fotos de modelos aparelhos ortodônticos fixos

Imagem na qual se percebe a discrição dos modelos em resina

Como deve ser a limpeza dos dentes?

A higiene bucal deve ser muito cuidadosa e não pode ser negligenciada, caso contrário, manchas e até cáries podem surgir. E ninguém que passe tempos com um aparelho para deixar os dentes mais bonitos vai querer ter surpresas desagradáveis ao retirá-los, não é?

Por isso, a limpeza deve observar o seguinte: escovar bem os dentes, mesmo com o aparelho colocado, usar a escova interdental para limpar entre os brackets e também o fio dental não pode ser esquecido. O paciente deve seguir todas as indicações e instruções de seu ortodontista a respeito de como fazer a correta higiene de seus dentes e aparelho.

Como deve ser a limpeza dos dentes com aparelho fixo?

(Foto: limpeza adequada dos dentes| Fonte: www.ortodontista.net).

Eles machucam a boca?

Sim, mas apenas no início, até que a boca e a mucosa bucal se acostumem ao aparelho, isto normalmente ocorre no primeiro mês. Também há a situação em que o arco não pode ser colocado no mesmo dia em que os brackets são colados, então, isso pode machucar ainda mais, mas há a cera protetora, que pode impedir o surgimento de aftas. São bastões finos de material maleável, do qual se fazem “bolinhas” e aplicam-se nos brackets, impedindo assim, que a mucosa fique em contato com eles, também podem ser aplicados bastões inteiros em certos casos, para melhor proteção.

Como deve ser a limpeza dos dentes?

(Foto: cera protetora e brackets, como colocar | Fonte: www.ortodontista.net).

O tratamento completo com o aparelho ortodôntico fixo costuma durar cerca de dois anos, podendo variar, de acordo com o caso. Esse tempo vai ser definido pelo ortodontista, conforme for a evolução do tratamento.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…