Receitas caseiras para tratar aftas

Afta

O que é?

São lesões dolorosas que surgem na boca, especialmente língua e garganta. Não são transmitidas por fungos ou bactérias e nem são transmissíveis de uma pessoa à outra. Tem formato oval ou circular, e fundo esbranquiçado, vermelhas ao redor.

Por que surgem?

Apesar de as causas não serem conhecidas, acredita-se que elas possam ser sintomas de outras doenças, especialmente de caráter imunológico. Podem ser resultado de falta de higiene bucal adequada, imunodepressão, deficiência nutricional, estresse ou predisposição genética. Mais comumente, podem estar associadas ao consumo de certos alimentos, como alguns queijos, frutas ácidas, amêndoas, certos conservantes, cola de refrigerantes, etc. e também se sabe que medicamentos como  ácido benzóico, AINEs ou quimioterápicos, possam ser causadores de aftas.

Como tratar?

As aftas podem ser tratadas com pomadas, géis, enxaguantes bucais, corticóides, antiinflamatórios, etc. Normalmente, o ciclo de duração delas é de dez dias, mas, em pessoas  com baixa imunidade, esse tempo pode se estender até a semanas. Além desses tratamentos, algumas receitas naturais, caseiras, podem aliviar as dores e o incômodo das aftas e até abreviar sua manifestação.

Receitas caseiras para tratar aftas

Gargarejos para aftas

TANCHAGEM –  essa planta é antiinflamatória e serve para diversas aplicações. Aqui, uma receita para um gargarejo que também é excelente para limpar brônquios de fumantes:

  1. Ferva uma xícara de água;
  2.  adicione 2 colheres de sopa de folhas de tanchagem, deixando em infusão fechada, até que amorne.
  3. Faça gargarejos duas ou três vezes ao dia.

 

SÁLVIA – serve também para gargarejos em problemas de gengivas e inflamações na boca ou garganta. Não deve ser ingerida, apenas usada em gargarejos, do contrário, ocasiona diversos efeitos colaterais.

– Ferva uma xícara de água, coloque 7 colheres de café de folhas de sálvia e deixe tampado por alguns minutos. Fazer gargarejos uma ou duas vezes ao dia.

 

LIMÃO – essa receitinha é simples e pode ajudar:

– Misture muito bem uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de suco de limão. Coloque sobre a língua e então espalhe pela boca, nas aftas. Faça várias vezes ao dia.

 

CAMOMILA – é calmante e cicatrizante, aliviando a dor das aftas e curando-as.

– Faça uma infusão com um litro de água fervente e 6 colheres de flores secas de camomila. Deixe esfriar e coloque num vidro escuro, fazendo gargarejos várias vezes ao dia, para aftas ou outras inflamações de boca ou garganta.

Mais dicas para curar e prevenir

- Mais algumas plantas benéficas para tratamento: chá preto morno, hamamélis, alcaçuz e ruibarbo.

Além dessas receitas, quem sofre com aftas seguidamente, ou seja, quem tem predisposição, deve observar seus hábitos alimentares evitar os possíveis desencadeantes do problema e também reforçar o consumo de alimentos ricos em vitamina C e do complexo B, que previnem seu  surgimento.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…