Remédios caseiros para a dor de estômago

Dor no estômago

Quando nosso estômago dói, as causas podem ser diversas e a dor tanto pode significar um desconforto ocasional, pela má digestão de algum alimento que não nos fez bem, ou um exagero na alimentação; como pode significar doenças mais graves ligadas ao sistema digestivo.

Veja algumas doenças que se manifestam também por dores de estômago

  • Esofagite de refluxo, úlcera péptica gastrite e aguda: estas são doenças do esôfago ou duodeno e podem ser a causa quando há uma queimação, uma dor que parece fome e ardência, na boca do estômago.
  • Dores acompanhadas de diminuição de apetite ou da fome e perda de peso, podem ser sinal de câncer.
  • Problemas cardíacos também podem se manifestar em dores algumas vezes agudas na parte superior do abdômen.
  • Dores localizadas logo abaixo das últimas costelas do lado direito podem estar relacionadas ao fígado ou à vesícula biliar.
  • A vesícula pode estar com cálculos (“pedras”)  quando as dores são como cólicas, ou seja, aumentam rapidamente de intensidade e são seguidas de alívio progressivo até se repetir.
  • A hepatite (inflamação do fígado causada por viroses ou substâncias tóxicas).

Para um alívio da dor de estômago, os remédios caseiros ajudam muito e, em certas situações, garantem a cura do problema. Não esquecendo que, em caso de a dor ser contínua ou muito intensa, a avaliação médica imediata é essencial.

Veja algumas receitas que podem ajudar

+ CHÁ DE ALFACE

Ingredientes:

  • 2 pés de alface lavados;
  • Meio litro de água.

Como fazer:

Soque bem os talos do alface e ferva-os junto com as folhas, na água, por cinco minutos. Deixe esfriar. Beba uma xícara de chá a cada duas horas, se for criança, reduzir pela metade.

+ BATATA

A água do cozimento da batata é rica em antiácido natural, por isso, é excelente para a queimação e dor no estômago.

Ferva 5 batatas médias, cortadas em pedaços, em 1 litro de água, até que as batatas amoleçam. Tomar esse caldo morno, no mínimo 4 vezes ao dia.

+ COUVE

A couve é altamente funcional ao nosso organismo, inclusive em se tratando dos problemas de estômago, como úlceras e gastrites. Pode ser consumida crua, em saladas, cozida a vapor ou, num suco simples de preparar: Bata 3 folhas de couve manteiga no liquidificador com meio copo de água, coe e beba a seguir. Pode ser bebido, inclusive, em jejum, para aliviar problemas de arrotos, que costumam incomodar quem sofre de úlceras e gastrites.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…