Saiba quais os benefícios do mamão

Mamão Papaia

Mamão

O mamão é uma das delícias tropicais de nosso país, uma das frutas mais consumidas em sucos, vitaminas e pura. É conhecida por suas propriedades digestivas, especialmente no que se refere ao intestino, facilitando o trânsito intestinal e regulando o funcionamento do intestino. Mas, além desta, o mamão possui outras funcionalidades que beneficiam a saúde. Rico em vitaminas A, C e do complexo B e minerais, como ferro, cálcio e fósforo e uma enzima muito especial, a papaína, que é capaz de digerir proteínas e é muito usada para amaciar carne. Além disso, há estudos sobre o uso da papaína para tratamento dentário!

Existem diversos tipos de mamões no Brasil, as mais conhecidas são: formosa, papaia, macho, mamão-da-baía e mamão-da-índia.

Veja, a seguir, oito importantes benefícios desta fruta para nossa saúde

  • A principal propriedade conhecida do mamão é o benefício ao intestino, como já mencionado, mas você sabe por que? Ele possui enzimas capazes de digerir proteínas únicas, além de possuir também fibras, que facilitam o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre.
  • Um estudo alemão mostrou que a fruta possui a bromelina, que é uma enzima que ajuda a reduzir o muco e a inflamação responsáveis pelos sintomas da sinusite.
  • Reduz o colesterol, pois, como é fonte de fibras, se for associado a uma alimentação regulada e também à prática de atividades físicas, ajuda a reduzir o colesterol.
  • Por ter ácido fólico, que é derivado da vitamina B, ajuda a evitar fratura de ossos e a osteoporose.
  • O mamão tem duas vezes mais vitamina C do que a laranja e, segundo um estudo, as mulheres tem níveis mais baixos dessa vitamina e, por isso, são mais propensas a desenvolver problemas na vesícula, portanto, o consumo da fruta ajuda as mulheres a prevenirem tais problemas.
  • É rico em antioxidantes, prevenindo a formação de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, regulando os níveis de colesterol, que pode ocasionar ataques cardíacos ou derrames.
  • Ajuda a proporcionar uma pele maravilhosa, já que possui vitaminas e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e regeneram as células, além das fibras, que melhoram o trânsito intestinal, o que também desintoxica o organismo.
  • Fortalece os joelhos e outras articulações e estruturas de apoio, já que é rico em vitamina C e também possui cálcio e outros sais minerais.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…