Sintomas e causas da má circulação do sangue

Sistema circulatório

A má circulação sanguínea é um problema que pode acarretar danos maiores e mais graves a alguns órgãos e tecidos, já que é a circulação do sangue a responsável por promover a nutrição e oxigenação das células dos tecidos. Se há algum problema com esse trânsito, alguns tecidos, como os nervosos e musculares, que são os mais atingidos, sofrem mau funcionamento e suas células acabam morrendo por desnutrição, o que resulta num possível colapso no organismo inteiro.

É a circulação que permite que os anticorpos do sistema de defesa sejam transportados rapidamente ao órgão afetado por bactérias ou qualquer organismo estranho para defendê-lo, absorvendo e digerindo o corpo estranho. O sangue também é responsável pelo equilíbrio térmico e manutenção da acidez do organismo, por isso é tão importante que as veias estejam sempre em boas condições, desimpedidas, para que o sangue possa circular livremente.

Quais são os sintomas de que a circulação sanguínea não está ocorrendo corretamente?

  • Extremidades (mãos e pés) dormentes, inchadas, formigando ou frias;
  • Se as pernas não estão bem irrigadas podem surgir cãibras e dor. As varizes estão diretamente ligadas a este problema, o peso e até manchas nas pernas ou braços podem ser sinais de má circulação.
  • O peito pode doer quando a má circulação impedir o sangue de chegar ao coração de forma normal.

Quais são as causas da má circulação sanguínea?

Normalmente uma das causas é o entupimento das artérias por placas de gordura ou pressão nos vasos sanguíneos, isso significa que a má circulação pode ser considerada resultado da obesidade, tabagismo, colesterol alto, hipertensão, sedentarismo,diabetes, estresse, arteriosclerose, maus hábitos como usar meias ou sapatos apertados, dormir encolhido, com as pernas dobradas, ficar sentado por muito tempo ou cruzar as pernas por bastante tempo, alimentação inadequada, pouca ingestão de água e consumo frequente ou exagerado de bebidas alcoólicas.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…