Tratamento natural contra varizes usando chá de Alecrim

Tratamento natural contra varizes usando chá de Alecrim

Imagem: Reprodução

Um grande terror na vida de muitas mulheres, as varizes não passam de veias deformadas que surgem nas pernas, com uma coloração púrpuro-azulada e que podem causar incômodo, inchaço e um pouco de dor. Em casos mais sérios, as varizes podem fazer surgir edemas nos pés e úlceras nas pernas.

Sim, é genético, e por isso pessoas cujas mães ou avós possuem varizes têm mais tendência a desenvolvê-las. Outra maneira delas surgirem é em pessoas que passam muito tempo em pé, e o mais comum, depois de uma gravidez. Mas não pense que esse é um assunto que perturba apenas as mulheres, pois muitos homens apresentam pernas com varizes e também se preocupam com isso.

Por que elas surgem?

O sangue que é mandado para irrigar nossas pernas e membros inferiores precisa retornar ao coração, mas a força da gravidade o puxa constantemente para baixo, e por isso o nosso organismo bolou um jeito de impedir que ele volte aos pés. Existem válvulas por todas as nossas veias que impedem o refluxo sanguíneo.

Entretanto, às vezes essas válvulas não são muito eficientes – principalmente quando se passa muito tempo em pé e elas tem que trabalhar por horas seguidas – e um pouco de sangue acaba empoçando ao redor da válvula, acumulando-se e ficando ali, deformando a veia e provocando inchaço e dores.

Evitando as varizes

  • Faça caminhadas diariamente, por 30 ou 60 minutos, para estimular a circulação sanguínea pela perna e o crescimento de novas veias saudáveis.
  • Evite passar muito tempo em pé. E se for realmente necessário, ao menos não fique parada no mesmo lugar. Se movimentar um pouco faz os músculos ajudarem na circulação.
  • Procure elevar suas pernas diversas vezes por dia em uma altura acima da altura em que está seu coração, e deixe elevada por alguns minutos. Isso ajuda o sangue a retornar para o centro do corpo.

Tratamentos

É possível tratar este problema de quatro maneiras. Uma é pela mesa de cirurgia, onde um médico irá retirar as veias danificadas. É um procedimento cirúrgico rápido e considerado simples, mas é necessário passar duas semanas de repouso em casa.

O tratamento a laser funciona mais ou menos como a cirurgia, mas não é tão eficiente quanto a mesma e deixa algumas sequelas, pequenas manchas brancas nas pernas. É um procedimento caro e pouco utilizado.

Existe também um remédio que pode ser injetado por um médico na veia afetada, e ele irá necrosar a veia, tornando-a inutilizável e fazendo que o sangue pare de percorrer por ela, fazendo a dor parar. Mas este tratamento é bastante caro e serve apenas para varizes pequenas e em veias superiores.

E para quem não quer necrosar nenhuma parte do corpo, nem quer precisar de uma intervenção cirúrgica para tratar algo tão simples, a medicina alternativa nos apresenta também alguns remédios caseiros que podem nos ajudar a prevenir e a tratar as varizes!

Chá de Alecrim contra as varizes

  1. Coloque em uma chaleira 1 litro de água;
  2. Acrescente na água 1 colher de sopa de alecrim, 1 colher de sopa de bardana e 1 colher de sopa de tanchagem;
  3. Leve ao fogo e deixe a água ferver;
  4. Desligue o fogo, cubra o chá e deixe descansar por 10 minutos.
  5. Tome de duas a três xícaras por dia, e acrescente 30 gotas de própolis em cada xícara na hora de tomar.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…