Tratamentos caseiros que aliviam a coceira das dermatites

Dermatite

Em geral, a causa da coceira não nos é conhecida, pode surgir por causa de uma alergia ou irritação causada por algum produto usado pela primeira vez, como um sabonete de marca diferente, ou um creme, etc. Também pode ser uma reação a algum produto químico com o qual se entre em contato, ou uma dermatite atópica, surgida na infância e que, em alguns casos aparece em quem tem historico familiar de alergias.

O ciclo vicioso acontece porque a pessoa coça a pele e surgem pequenas bolhas vermelhas, a pele incha e a coceira continua, então a pessoa continua coçando e as lesões vão aumentando.

Existem dermatites causadas por motivos diversos, como se viu, mas as características são parecidas e algumas podem ser solucionadas com tratamentos caseiros.

Vejamos alguns casos e algumas dicas de como amenizar ou solucionar esses problemas

  • CRÔNICA – é aquele tipo causado por uma irritação constante, pode ser por lavagens excessivas das mãos, onde costuma acontecer com maior frequência (também acontece nos pés), porque a oleosidade natural é retirada. Também quando há acúmulo de detergentes, sabões ou sabonetes debaixo de anéis ou pulseiras, por exemplo, que podem causar irritações. Acontecem também infecções por fungos eventualmente.
  • CONTATO – acontece por alergia ou irritação causada por produto químico mais forte, ou outro produto que possa causar reação imediata ou, normalmente, não se manifesta antes de quatro ou cinco dias após o contato, podendo, em casos raros, aparecer após anos de uso continuado de substância que causem reação.
  • São causadores mais comuns de reações de contato, os produtos cosméticos, estes, inclusive, podem causar uma fotoalergia, que é uma reação do produto à exposição ao sol;  pomadas antibióticas; assim como a exposição à certas plantas, tidas como venenosas, como heras, entre outras que possuem seivas alergênicas.
  • ECZEMA – é uma inflamação caracterizada pelo surgimento de vermelhidão, descamação, pequenas bolhas, crostas, entre outros sintomas de irritação na pele com muita coceira, que podem surgir na infância, voltar na adolescência, normalmente o gatilho é a dermatite atópica, uma alergia, por isso, as pessoas com histórico alérgico tem maior propensão a esses tipos de reações.
  • ESFOLIATIVA – é um tipo assustador, já que causa a perda de pelos e deixa a pele de todo o corpo escamando. Sem causa conhecida, na maioria dos casos, pode ser reação a algum medicamento ou surgir após uma grave dermatite. A hospitalização pode ser necessária, já que este é um caso grave que oferece risco de morte!
  • NEURODERMATITE LOCALIZADA – ocorre quando se coça a pele repetitivamente por causa de picadas de insetos ou outras irritações. Se a coceira for na região genital ou anal, deve ser investigada a possibilidade de vermes ou verrugas e DSTs, se for em outros locais, estes podem ser cobertos para evitar que se coce demais e machuque a pele.
  • NUMULAR – são bolhas que surgem, normalmente nas pernas, tronco ou nádegas e, após estourarem, deixam uma casca e coceira.
  • SEBORRÉICA – é a escamação do couro cabeludo que causa a caspa, pode se alastrar para a face ou outras partes do corpo e também pode surgir em bebês.
  • DE ESTASE – acomete a parte inferior das pernas e é causada pela má circulação, deixa a pele vermelha e com leve escamação, se não for tratada, a pele pode inchar, infeccionar e criar feridas.

Agora que já conheceu os tipos de dermatites mais comuns, aprenda o que fazer, se não for caso de buscar ajuda médica imediatamente

  • Se este for seu caso, evite lavar DEMAIS as mãos! Ou, se tomar muitos banhos ao dia, evite o uso de sabonetes todas as vezes no corpo inteiro!
  • Hidrate a pele sempre, principalmente se seu caso for o primeiro, de quem se lava muito.
  • Logicamente, um médico deve ser procurado imediatamente quando a dermatite for intensa, a coceira estiver em várias partes ou no corpo inteiro, ou houver outros sinais de gravidade;
  • Pele ressecada e com coceira normalmente pode ser tratada utilizando-se compressas frias e lubrificantes, mas pomadas devem ser prescritas pelo dermatologista.

Vejamos algumas receitas simples de tratamentos caseiros que podem ajudar ou resolver os casos de dermatites

MALVA

- Lave bem as folhas de malva, esmague-as sobre um pano limpo e aplique no local, deixando por quinze minutos, depois, enxágue com água fria.

 

LOÇÃO DE HAMAMÉLIS

- Misture bem em um vidro: 30 ml de extrato de hamamélis, 20 gotas de óleo essencial de hortelã e 20 gotas de óleo essencial de alfazema. Aplicar com algodão nas áreas afetadas sempre que quiser e deixar sem enxaguar.

 

PASTA DE ARGILA

- Misture bem até formar uma pasta: 2 colheres de sopa de argila cosmética, 30 mg de gel de aloe vera (babosa) e 2 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta. Aplicar na pele afetada e deixar por alguns minutos, enxaguando em seguida.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…