Veja fotos e saiba como são as lesões da catapora

A  varicela, mais conhecida como catapora, é uma infecção pelo vírus varicela-zoster, comum na infância, apesar de, atualmente, ser combatida através da vacinação. Essa infecção causa manchas avermelhadas que se transformam em bolhas cheias de líquido, que coçam muito, ocasionando desconforto físico.

Esse desconforto ocorre porque os sintomas são parecidos com as gripes fortes: há sensação de cansaço, prostração e até febre, sem falar no prurido (coceira), causada pelas bolhas.

A quantidade de bolhas varia bastante, muito devido à vacinação ou não, sendo vacinada, a pessoa  sofre efeitos menos intensos. Há pessoas que ficam com o corpo inteiro coberto de lesões, inclusive as mucosas, enquanto outras, tem apenas uma lesão ou poucas a mais.

É muito importante que as feridas não sejam coçadas, por mais difícil que isso seja, pois, caso contrário, no seu lugar ficará uma cicatriz permanente. Além disso, há o risco de se infectar com outras bactérias essa lesão, então complicando muito uma situação que já se apresenta tão desconfortável.

Podem ser usadas loções refrescantes e até mesmo receitas caseiras para compressas que ajudarão a aliviar a coceira das lesões, ajudando a aguentar esse período tão desagradável!

Veja agora fotos de como se apresentam as lesões da catapora

Foto de caso de catapora

Lesões avermelhadas que em questão de horas serão bolhas cheias de líquido.

 

Foto de caso de catapora

Foto que mostra bolhas num segundo momento.

 

Foto de caso de catapora

As lesões da catapora costumam surgir na face.

 

Foto de caso de catapora

A transmissão é fácil, principalmente quando há contato direto com a pessoa infectada.

 

Foto de caso de catapora

Após alguns dias, a catapora cria uma crosta.

 

Foto de caso de catapora

Quando vacinada, a pessoa pode pegar a catapora, mas os sintomas são amenos.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…