Veja o que é bom para a tosse! – receitas de 5 chás maravilhosos!

Tosse

A tosse é causada por algum estímulo irritante na garganta, é uma reação reflexa, normalmente. Ocorre automaticamente na maioria dos casos, ou seja, sem que a pessoa pense antes de fazer. É uma expulsão de ar dos pulmões que pode ter catarro ou não.

Algumas causas possíveis para ocasionar o problema

  • Doenças respiratórias ou uma sensibilidade das vias aéreas;
  • Tabagismo;
  • Infecções de garganta, laringe, traqueia, pulmões  ou sinusite;
  • Inalação de ar quente ou frio;
  • Exposição a produtos químicos ou irritantes;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Tumores  na garganta, pulmões, esôfago ou cordas vocais;
  • Objeto que tranque na traqueia, etc.

Aprenda cinco receitas de chás medicinais ou antes, infusões, que podem curar a tosse

Chá

CHAMBÁ (justicia pectoralis) - Essa planta é popularmente conhecida como “Melhoral” ou ainda como “Anador”, ela é expectorante e broncodilatadora.

Ferva 150ml de água e acrescente 5g (5 colheres de chá) das folhas da planta e deixe em infusão por alguns minutos, bebendo uma xícara do chá duas ou três vezes ao dia.

 

ALECRIM - além de seu delicioso aroma, seu uso pode ser na culinária ou na medicina natural e, nesse caso, é excelente para tratar tosses, asma, gripes e resfriados.

Ferva um litro de água e acrescente três colheres de sopa de alecrim, deixe abafado por uns quinze minutos. Pode ser bebido de duas em duas horas.

 

ALCAÇUZ - também é excelente para gripes, resfriados e tosses de qualquer tipo.

Ferva uma xícara de chá de água (150ml) e acrescente uma colher de sopa e meia de raízes de alcaçuz, deixando abafado por alguns minutos. Pode-se tomar uma xícara até quatro vezes ao dia. Contra-indicado para: crianças, gestantes, hipertensos, diabéticos e quem sofre de hiperestrogenismo; também não deve ser tomado junto com anticoagulantes,antiinflamatórios e corticóides.

 

XAROPE DE AGRIÃO E MEL - essa dupla já é bastante conhecida e usada nos casos de gripes e resfriados.

Lave um maço de agrião e bata no liquidificador ou use um pilão. Coe o sumo com uma peneira fina ou um pano limpo. Misture uma colher de sopa de mel, até que fique bem homogêneo. Tomar uma colher de sobremesa três vezes ao dia.

 

GUACO - essa planta também é muito eficaz para acabar com a tosse.

Ferva uma xícara de água e coloque junto com ½ colher de sopa de guaco e ½ colher de sopa de assa-peixe numa garrafa térmica, fechando e deixando por 10 ou 15 minutos. Coar e tomar quente. Podem ser tomadas até cinco xícaras por dia pelos adultos ou ¼ de xícara até três vezes ao dia pelas crianças. Desaconselhável o uso de guaco por mais de quinze dias.

Recomendar:

Comente. Compartilhe…